Como instalar o Android em um netbook [vídeo] Confira todos os passos necessários e tenha o SO para portáteis da Google rodando em seu computador.

27/03/2012 at 12:54 pm Leave a comment

 

Se você acompanha o mundo tecnológico há algum tempo, com certeza já ouviu falar no sistema operacional móvel Android. Em sua quarta versão, o SO para mobiles da Google vem conquistando o público aos poucos, e o número de pessoas que utilizam o sistema cresce a cada dia.

Porém, nem todo mundo tem acesso a um celular com Android. Por isso, o projeto Androidx86 foi lançado. Com ele, você pode instalar o sistema operacional móvel em máquinas comuns, com foco especial para os netbooks.

Além de possibilitar que qualquer pessoa tenha acesso ao SO da Google, esse projeto também facilita a vida de quem deseja atualizar o Android para sua versão mais recente, mas tem receio de fazê-lo por não conhecer direito os recursos oferecidos pela última edição do sistema.

Ficou interessado na possibilidade de ter o Android rodando em seu computador ultraportátil? Então confira abaixo todos os passos necessários para instalar o SO no disco rígido, sem complicações.

Antes de começar

Para instalar o Android em um netbook, você vai precisar ter um pendrive bootável com o Androidx86 nele. Assim fica mais fácil instalar o sistema operacional móvel no disco rígido. Se o seu computador portátil possuir leitor de CD/DVD, é possível utilizar essas mídias no lugar do dispositivo de memória.

Utilize o link abaixo para baixar o Androidx86. É possível perceber que a lista de opções para download é relativamente grande, pois abrange diferentes fabricantes. Mesmo que a marca do seu ultraportátil não esteja na lista, é possível instalar o Android nele sem maiores problemas.

A melhor forma de descobrir qual a opção correta para o seu aparelho é buscando na internet pelo nome do netbook, seguido pelo termo “Androidx86”. Ou seja, se você possui um netbook Asus, por exemplo, é só escrever “Asus XXXX Androidx86” no seu site de busca preferido e investigar o que é dito por outras pessoas a respeito.

E o pendrive bootável?

Existem diversos aplicativos para a criação de dispositivos móveis que suportam boot. No artigo “6 programas para criar pendrives bootáveis”, você encontra algumas das ferramentas do gênero mais utilizadas. É só escolher uma delas, instalar em um computador e seguir os passos necessários.

Procedimento de instalação

Agora que você tem um pendrive bootável, é hora de conectá-lo ao netbook escolhido e esperar até que o boot aconteça. Se tudo der certo, uma tela como a exibida na imagem abaixo será mostrada.

Se você quiser testar o SO antes de instalá-lo efetivamente, pode escolher a opção “Run Android-x86 without installation”. Essa é uma forma bem eficaz de descobrir se os recursos oferecidos pelo sistema operacional podem ser utilizados sem problemas pelo computador ultraportátil.

Para realmente instalar o Android no disco rígido, selecione o item “Install Android-x86 to harddisk”. Na tela seguinte, é possível conferir os HDs, as partições e os dispositivos detectados pelo assistente de instalação.

Você pode selecionar um dos itens exibidos na lista ou criar/modificar as partições presentes no disco, selecionando a opção “Create/Modify partitions” — mostrada na tela. Utilize a tecla direcional para baixo, a fim de escolher um item do menu, e pressione “Enter” para confirmar.

Vale lembrar que todo cuidado é pouco quando você está mexendo com as partições de um disco. Uma vez que você deleta uma das partes, não há mais como recuperar o conteúdo que estava nela. Por isso, fique bem atento quando executar esta etapa do processo.

Depois de escolher o pedaço do disco para onde os arquivos do Android serão copiados, é hora de eleger o sistema de arquivos desejado. Utilizando a tecla direcional para baixo, do teclado, selecione a opção “ext3” e pressione “Enter” para prosseguir.

O passo seguinte é decidir se o gerenciador de boot GRUB será instalado. Caso você tenha a intenção de adicionar mais de um sistema operacional ao netbook, é altamente recomendável ter o GRUB em seu ultraportátil. A escolha da opção desejada pode ser feita com as setas direcionais do teclado. Para confirmar, pressione “Enter”.

Ao final da instalação do gerenciador de boot, uma mensagem é mostrada na tela, indicando se o processo foi finalizado com sucesso ou não. Caso tudo tenha saído como planejado, você pode rodar o Android, selecionando a opção “Run Android-x86”.

Se você quiser reiniciar o computador antes de testar o sistema operacional da Google, é só escolher o item “Reboot”. Lembre que para escolher um item na tela você deve utilizar as setas direcionais do seu teclado, sempre pressionando a tecla “Enter” para confirmar uma ação.

 …..

Agora que você já sabe como instalar o Android em um netbook, aproveite para conferir o que o sistema operacional tem para oferecer. O processo acima também pode ser realizado em uma máquina virtual. Uma facilidade a mais para quem não possui um ultraportátil em mãos ou não quer arriscar a instalação do SO da Microsoft em uma máquina de verdade.

 

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Darth Vader e Stormtroopers de chocolate? Conheça o lado doce da Força Confira este delicioso exército que promete adoçar a Páscoa do Império Galáctico! (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge) Como publicamos ontem, uma guerra está acontecendo para criar um novo padrão de nano-SIM. Agora, a novidade é que surgiram imagens dos projetos da Apple, da Nokia e da RIM. O site The Verge obteve esboços que indicam os tamanhos de cada chip e que nos permitem imaginar como será a votação do Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (ETSI). Comparação entre nano-SIM e padrão antigo (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge) Segundo as informações do site The Verge, o chip da Apple (na imagem acima) é o maior de todos e tem quase o tamanho de um micro-SIM. Apesar disso, o projeto da companhia mantém um layout de contatos elétricos semelhante ao atual, o que deve facilitar o uso de novos chips em aparelhos antigos — claro, com o uso de um adaptador. Alguns protótipos desse nano-SIM estão sendo produzidos pelo fabricante Oberthur Technologies. (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge) Nokia e RIM, por outro lado, apresentaram projetos bem diferentes (na imagem acima) daquele que foi mostrado pela Apple. Ambas focaram na ideia de usar oito contatos elétricos, como foi sugerido pelo ETSI, mas pretendem oferecer novos esquemas de funcionamento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: