Por que as formigas vão dominar a Terra? Reunimos alguns dos principais motivos que levam alguns cientistas a acreditarem que as formigas podem herdar o planeta

18/02/2012 at 3:52 pm Leave a comment

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Formigas existem em praticamente todos os lugares. Elas conseguem se multiplicar com velocidades muito impressionantes, por isso é comum que novas colônias sejam criadas em poucas semanas. O Cracked reuniu informações de cientistas que afirmam que, caso um dia a raça humana seja extinta, são as formigas que herdarão a Terra. Conheça agora os principais motivos para que eles pensem isso:

1. Elas possuem biotecnologia

Você sabia que as formigas têm as suas “profissões” definidas no momento em que nascem? Processos químicos definem se elas serão “soldados” ou “operários”, sendo responsáveis por diferentes funções dentro das colônias. E a definição delas acontece por meio da alimentação. Isso mesmo, as formigas adultas alimentam as recém-nascidas para que se desenvolvam da maneira mais útil ao formigueiro.

2. São adaptáveis

Tire todos os seres humanos de seu habitat natural para colocá-los em situações de calor ou frio extremo, sem a proteção da tecnologia. É possível que alguma parcela sobreviva, mas as chances de que a população seja reduzida ao mínimo são muito grandes. Com várias espécies de formigas isso não acontece, pois elas possuem grande poder de adaptação a outros ambientes.

3. Formigas têm fazendas e indústrias

Uma colônia de formigas pode chegar a contar com 10 milhões de trabalhadores, sendo responsáveis por suas diversas funções. E para alimentar todas elas, são necessárias buscas por folhas (fazendas). Como a celulose em folhas não é digerida, utilizam fungos cultivados por elas para realizarem a reação química necessária (indústrias) para a liberação dos nutrientes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

4. Formigas são cooperantes

Além da divisão das rainhas, não existe individualidade nas formigas. E é por isso que é tão difícil encontrar outros insetos que consigam dominar as colônias delas. Em lutas contra outros grupos, elas se juntam para impedir o domínio e expulsar invasores. Outro exemplo da cooperação das formigas são os próprios formigueiros, que demandam muito esforço dos insetos para quem possam ficar prontos.

5. Cada vez mais formigas

Há cientistas que afirmam que o peso de todas as formigas do planeta pode ser igual ou maior do que o peso de toda a humanidade. Vale lembrar também que, quando é necessário, as formigas-rainhas podem gerar 300 mil novos insetos em apenas uma semana (e ainda podem escolher se querem machos ou fêmeas). Com os crescentes números, não é difícil imaginar que elas poderiam se espalhar ainda mais pelo planeta, rapidamente.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Mithos: o carro eletromagnético Conceito português mostra que o futuro pode estar mais próximo do que todos imaginavam. Farsas da publicidade: fotografias de “antes e depois” [vídeo] Você sabia que as fotos de antes e depois podem ser tiradas no mesmo dia? Confira como isso acontece.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: