Agora vai? Diversos rumores apontam para o lançamento do Google Drive Screenshot, logotipo e projeto encontrado nos códigos do Chromium podem indicar, enfim, a revelação do produto.

17/02/2012 at 1:58 pm Leave a comment

AmpliarSuposta página inical do Google Drive (Fonte da imagem: Geek Wire)

Mais rumores surgem na internet relacionados ao tão esperado lançamento do Google Drive, o provável serviço de armazenamento da Google que deverá concorrer com Dropbox, SkyDrive, entre outros. Primeiro foi o Wall Street Journal que noticiou semana passada que a empresa estaria perto de “lançar um serviço de armazenamento em nuvem”, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

Depois, uma imagem (acima) enviada por um leitor do site GeekWire pode confirmar a proximidade do lançamento. Segundo ele, o serviço está ativado em sua conta. A suposta screenshot mostra claramente que o Drive deverá ser muito similar ao Docs, o serviço de arquivos online do Google. Notem que a imagem conta apenas com arquivos de texto e em PDF (que são suportados pelo Docs), o que pode indicar apenas uma manipulação de imagem.

(Fonte da imagem: Android Community)

Agora, um projeto e ícone com o codinome “Vermont” foram encontrados entre os códigos do Chromium, a versão de código aberto do Chrome. O ícone está presente em uma imagem (acima) que mostra um dipositivo portátil (provavelmente um Chromebook) com o provável logo do Drive (o triângulo colorido) e uma nuvem com arquivos (clara referência ao armazenamento em nuvem), sendo que um dos arquivos está sendo transferido entre eles.

O logotipo e o desenho encaixam-se perfeitamente na nova política de design do Google, com desenhos mais limpos e cores chapadas. Não há ainda nenhuma informação oficial do Google sobre um serviço de armazenamento na nuvem.

É surpreendente que o Google ainda não tenha lançado o armazenamento de arquivos em nuvem, sendo que a suas maiores concorrentes já contam com esse tipo de serviço há alguns anos. Não há uma razão para a empresa não lançar esse serviço, exceto para o fato de que ele não seria rentável. Mas com sua infraestrutura e experiência, é difícil acreditar nesta hipótese.

A semelhança com o Google Docs é incrível e nos leva a imaginar que os dois serviços serão reunidos em um produto só, algo que já foi apontado anteriormente.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , , .

Fim do reinado: Internet Explorer prestes a ser ultrapassado pelo Chrome Tese se baseia na tendência de crescimento dos navegadores e garante que a liderança do IE, que já dura 15 anos, não resiste até o fim de março. Direto da China: Baidu chega ao Brasil querendo derrotar Google Principal site de buscas chinês deve chegar aos poucos à América Latina. Primeiro serviço disponível será uma enciclopédia eletrônica.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: