Acessório usa a respiração para gerar energia elétrica Cinto criado por cientistas da Universidade de Madison utiliza movimentos provocados pela respiração como forma de recarregar dispositivos.

05/10/2011 at 4:29 pm Leave a comment

Pesquisadores da Universidade de Madison desenvolveram um pequeno cinto que utiliza o princípio da piezoeletricidade para gerar energia a partir da respiração humana. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo projeto, o acessório vibra conforme ocorre a passagem do ar, gerando eletricidade suficiente para recarregar pequenos dispositivos.

“Basicamente, estamos coletando energia mecânica de sistemas biológicos. O fluxo de ar de uma respiração humana normal é tipicamente de cerca de dois metros por segundo”, explica o Professor Assistente de Engenharia Xudong Wang. “Nós calculamos que, se pudéssemos criar um material fino o bastante, pequenas vibrações poderiam gerar microwatts de energia elétrica que poderiam ser úteis para sensores ou outros dispositivos implantados na face”.

A novidade poderá ser usada como um complemento para as novas tecnologias em escala nanométrica usadas na criação de dispositivos médicos capazes de monitorar a quantidade de glicose no sangue de diabéticos, ou como uma forma de providenciar energia para marca-passos e outros dispositivos que dependam de baterias, por exemplo.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

“Use o celular como escâner e envie documentos por e-mail” O que a mídia especializada está achando do iPhone 4S Confira opiniões de sites e blogs de tecnologia sobre o novo smartphone Apple.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: