o que é CDB?

27/09/2011 at 7:20 pm Leave a comment

CDB – RDB – LC

                       

O que é

CDB – Certificado de Depósito Bancário
RDB – Recibo de Depósito Bancário
Também conhecidos como DPF – Depósito a Prazo Fixo
LC – Letra de Câmbio

São investimentos em títulos de renda fixa, onde o prazo e a taxa de remuneração são determinados no momento da contratação.

Características

  • Liquidez: O CDB e a LC são transferíveis, isto é, podem ser negociados antes do seu vencimento. O RDB não tem essa possibilidade. No caso do RDB, se o investidor precisar dos recursos antes do vencimento, perderá todo o rendimento, recebendo apenas o valor aplicado.

 

Finalidades

  • Os recursos captados pelos Bancos em CDB e RDB são aplicados por estes em suas operações ativas: empréstimos e financiamentos a pessoas físicas ou jurídicas, títulos públicos e privados, compulsório, etc.
  • Além das pessoas físicas, são grandes investidores de CDB as pessoas jurídicas, os fundos de investimento financeiro e os investidores institucionais.
  • As LCs são emitidas por Bancos e Financeiras independentes e seus recursos são direcionados para o financiamento de bens de consumo, através do CDC.

Como Funcionam

  • O investimento em CDB ou LC poderá ser feito numa Agência ou nos canais alternativos do Banco: Telefone, Internet Banking, Corretoras de Valores, Correspondentes. Já o RDB é feito na Agência.
  • Geralmente os bancos pagam taxas maiores para as aplicações maiores.
  • As taxas pré fixadas tem relação com a expectativa dos juros futuros.
  • Em geral as taxas são um pouco abaixo da Referencial SELIC, definida pelo COPOM.
  • As taxas de juros são calculadas com base em dias úteis, neste caso o ano totaliza 252 dias.

 

Benefícios

  • O investidor em CDB, RDB ou LC, não tem o ônus das taxas de administração, como nos fundos de investimento. Também o Imposto de Renda é cobrado no resgate ou na revenda / liquidação antecipada, enquanto nos fundos é mensal.
  • O CDB-DI, remunerado em percentual da taxa do CDI-Over, geralmente, tem liquidez diária e não tem deságio na revenda / liquidação antecipada
  • A aplicação em LC normalmente é feita em taxa pré fixada
  • O CDB contratado com base em TR mais juros, normalmente, paga taxa superior a Poupança, mesmo considerando o Imposto de Renda de 20%. Neste caso deve-se optar por prazos longos (1 anos ou mais), para reduzir o impacto da CPMF
  • O CDB, o RDB ou a LC, podem ser dados em garantia de outras operações, inclusive para pessoa jurídica
  • Geralmente o investimento em CDB, RDB ou LC é considerado pelos bancos como um dos componentes do portfólio de investimentos que reduz o risco e, portanto, as taxas cobradas nos empréstimos para o investidor, em particular as do cheque especial.

 

Riscos

    • Mercado:        O risco de mercado – mudança na taxa de juros – tem impacto no valor do investimento se o investidor precisar de liquidez antes da data de vencimento. Caso em que resgatará o CDB ou a LC antecipadamente. O RDB não tem esta facilidade.
      O impacto no preço, em relação a curva original do título, tem a seguinte lógica: se a taxa de mercado, na hora do resgate antecipado, for maior que a contratada originalmente, o preço é menor, e vice-versa (ver simulação de revenda ou resgate antecipado).

É similar à marcação a mercado praticada pelos Fundos de Investimento.

risco País tem estreita vinculação com as taxas de juros, portanto também irá afetar o preço dostítulos.
Estes riscos de mercado ocorrem quando o investimento tem remuneração a taxas Pré fixadas, e nas Pós fixadas, em relação ao juros (exemplo: TR + juros de 10%a.a).
Nas aplicações em Taxas flutuantes, normalmente o resgate antecipado respeita a curva do título.

    • Liquidez:        O RDB não tem liquidez antes do vencimento. Em casos excepcionais poderá ser cancelado, sendo que o investidor perderá todo o rendimento, recebendo apenas o valor do principal aplicado.
      O CDB e a LC tem boa liquidez, em particular o CDB-DI
    • Crédito:           Este é o risco da Instituição financeira não honrar o resgate do investimento. Este risco tem cobertura doFGC que garante créditos até o valor de R$ 60 mil por CPF, por Instituição.
    • Operacional e Legal:             riscos muito baixos. O RDB, CDB e LC são instrumentos tradicionais, amplamente regulados pelo Banco Central e planamente automatizados.

 

Produtos alternativos

Títulos de renda fixa:

Títulos Públicos
Debêntures
Letras Hipotecárias
Caderneta de Poupança

 

Importante

Diversificação:           Sua carteira de investimentos não deve se concentrar em apenas uma tipo ( títulos, fundos ),categoria ( renda fixa, renda variável ) ou risco ( mercado, liquidez, crédito )

Informação:    Não invista no que você não conhece.
Acompanhe o desempenho de seus investimentos, mantenha-se informado sobre o mercado.

Riscos:                       Reavalie os riscos e as estratégias de sua carteira periodicamente.

Advertisements

Entry filed under: Uncategorized.

Conheça o Windows mobile parte 2 Automatiza Meudinheiro 2.0.1 – Software para gestão financeira completo e gratuito, sem nenhuma limitação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: