Google finalmente deve estrear serviço Google Drive Novidade deve reformular totalmente o Google Docs, incluindo a possibilidade de sincronizar arquivos entre diversos computadores.

26/09/2011 at 1:54 pm Leave a comment

Após anos de espera, a Google parece pronta para reviver o projeto Google Drive, que permitirá o armazenamento de qualquer espécie de documento através da Nuvem. O primeiro sinal da novidade surgiu há cerca de um mês, através de algumas adições ao código do Chromium, navegador open source que serve como base para a construção das novas versões do Google Chrome.

Já a confirmação de que o serviço está próximo de um lançamento real foi obtida pelo consultor de mídia Johannes Wigand, que no último sábado (24 de setembro) publicou em seu blog a primeira imagem do Google Drive. Apesar da baixa qualidade, a fotografia revela um serviço que parece em fase bastante avançada de desenvolvimento.

O site TechCrunch confirmou a existência do serviço com fontes internas da Google, que afirmaram que o sistema já está sendo usado há certo tempo por funcionários da companhia. O Drive deve ter pouco a ver com o projeto de mesmo nome desenvolvido pela gigante das buscas em 2007, que foi encerrado em 2008 devido a uma interface pouco amigável e funcionalidades insatisfatórias.

Reformulação do Google Docs

A novidade deve se tratar de uma reformulação de marca para o Google Docs, serviço que já oferece recursos além do simples armazenamento de documentos e planilhas desde o início de 2010. A mudança de nome tem como objetivo fazer com que os usuários percebam que o sistema pode ser usado para muito mais do que simplesmente armazenar textos ou planilhas criadas a partir do navegador.

Entre as novidades presentes no Google Drive está uma área para a criação de pastas nas quais o usuário poderá organizar documentos da maneira que preferir, além de outras opções de gerenciamento a partir do navegador. O serviço também deve contar com um software auxiliar para a sincronização automática de documentos entre múltiplos computadores, de maneira semelhante ao que é oferecido pelo Dropbox.

Ainda não há qualquer previsão quanto à data de lançamento do serviço, porém tudo indica que ela está bem próxima. Segundo o TechCrunch, a Google pode estar esperando somente pelo lançamento do Android Ice Cream Sandwich, prevista para outubro deste ano, para revelar a reformulação completa do Google Docs.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Mobile Media Converter 1.7.1Converta seus vídeos de alta resolução para os principais formatos suportados pelo seu celular, PSP e iPod Seu rosto já pode ser reconhecido em qualquer lugar do mundo Esqueça a impressão digital e a carteira de identidade. No futuro, o rosto de uma pessoa poderá ser a principal fonte de informações sobre quem ela é

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: