Conheça o Windows Mobile parte 1

26/09/2011 at 5:38 pm Leave a comment

Como sugere o próprio nome, o sistema Windows Mobile é o Windows para computadores de mão, celulares inteligentes e outros aparelhos portáteis afins.

altQuando a Microsoft criou o sistema, obviamente quis que o mesmo fosse associado ao Windows para o PC, e reproduziu muitos dos recursos para o sistema portátil, o que acabou por deixá-lo pesado demais para os aparelhos da época, com muitos problemas, e ainda precário em algumas funções.

O tempo foi passando e o sistema sendo aperfeiçoado, tornando-se mais fácil de usar, com recursos mais robustos, e com a evolução dos aparelhos portáteis ele passou a rodar melhor e mais rápido.

 

Identificando o sistema

Basicamente duas versões distintas do Windows Mobile estão disponíveis: para aparelhos com tela sensível ao toque; e sem tela sensível ao toque. Identificar cada uma delas não é difícil, mas uma maneira ainda mais fácil é indicada pela própria Microsoft, conforme imagens abaixo:

alt alt
Se a tela tiver o botão Iniciar (start) no topo, ele utiliza uma versão com tela sensível ao toque. Quando o botão Iniciar (start) estiver na parte inferior, o sistema não tem tela sensível ao toque.

A dica acima é mais voltada para a versão 6 do sistema. Versões anteriores possuem mudanças nas posições de alguns botões.

 

Modelos com tela sensível ao toque

Os aparelhos com tela sensível ao toque podem utilizar duas versões do sistema Windows Mobile, sendo que as duas rodam os mesmos programas.

 

altWindows Mobile Pocket PC / Classic

Permite controlar os contatos, agenda, tarefas a fazer, anotações, tocar músicas e vídeos, jogar, receber e enviar e-mails, e mensagem instantânea, dentre outras funções. Essa é a versão do Widows Mobile para os handhelds, conhecidos também como computadores de mão. Nessa versão do sistema não há suporte para celulares.

alt

Windows Mobile Phone / Professional

Combina os recursos do Windows Mobile Pocket PC (acima) com funções para telefonia. É possível, por exemplo, discar para uma pessoa em sua lista de contatos, enviar mensagens SMS, navegar pela Internet, etc. A grosso modo é um PDA integrado a um celular. Vários modelos de smartphone utilizam essa versão do sistema, como alguns da Palm, e QTek.

 

 

Modelos sem tela sensível ao toque

Os aparelhos que não possuem tela sensível ao toque utilizam uma versão específica do Windows Mobile, incompatível com as versões acima.

 

altWindows Mobile Smartphone / Standard

O foco principal é a utilização do aparelho como celular, e operação usando apenas a mão, mesmo assim o sistema possui diversos recursos de PDAs, como possibilidade de escutar músicas. Otimizado para comunicação de voz e dados, permite o acesso sem fio ao Outlook, navegação segura na Internet e rede corporativa. Alguns modelo da Motorola e Samsung, por exemplo, utilizam essa versão do sistema.

 

O PalmBrasil possui informações e notícias para todas as versões do Windows Mobile, mas a área de downloads é dedicada principalmente à versão com tela sensível ao toque. Para os modelos sem tela de toque, selecionamos os principais programas.

A Loja Internacional de Softwares possui uma grande variedade de softwares para as duas versões do Windows Mobile, tanto para compra como para download gratuito.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Seu rosto já pode ser reconhecido em qualquer lugar do mundo Esqueça a impressão digital e a carteira de identidade. No futuro, o rosto de uma pessoa poderá ser a principal fonte de informações sobre quem ela é Microsoft Office Mobile parte 3

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: