dlvr.it – Distribuir conteúdos no Twitter, Facebook e Linkedin automaticamente

30/08/2011 at 8:05 pm Leave a comment

 

Muito recentemente escrevemos um artigo sobre o Timely, uma plataforma de agendamento de tweets para máxima performance, o qual teve um feedback incrível por parte dos nossos leitores. Mas esse feedback tão extraordinário deveu-se a uma simples razão: todos os blogueiros procuram formas orgânicas de conseguir mais seguidores no Twitter. No entanto, qualquer blogueiro que se preze, além de trabalhar com o Twitter, trabalha também com o Facebook e as suas páginas de fãs, com as publicações do Google+ ou mesmo com os grupos do Orkut. Existem já várias redes sociais disponíveis, que lhe permitem maximizar o potencial intrínseco dos seus conteúdos, e você deverá tirar sempre o máximo partido delas, especialmente se o seu objetivo passa por ganhar dinheiro com o seu blog.

No passado, falámos também do TwitterFeed numa postagem que explica como integrar o Twitter com o Facebook, mas a verdade é que nos dias de hoje, existe uma aplicação web muito melhor do que todas as outras. E é precisamente sobre essa nova aplicação que pretendemos falar neste artigo, para lhe explicar como você pode sincronizar automaticamente a distribuição dos conteúdos do seu blog com as redes sociais do Twitter, Facebook, Linkedin, entre outras, especificando todos os processos de publicação e mantendo um controlo apertado e fiável sobre essas mesmas publicações. Essa incrível aplicação chama-se Dlvr.it, acrónimo de “Deliver It”.

O Dlvr.it tem uma particularidade espectacular de lhe possibilitar não só a total customização dos artigos publicados nas redes sociais, como também analisar o comportamento das suas publicações nessas redes, configurar imagens para serem publicadas junto com as atualizações, entre uma série de outros aspectos que sinceramente, não encontrámos em mais nenhuma outra aplicação da internet. Para quem usa ferramentas de agendamento de tweets ou publicação automática de conteúdos em redes sociais como o Twitter e Facebook, o Dlvr.it é de longe a melhor opção do momento. E melhor que tudo o resto, é totalmente GRÁTIS!

CONFIGURAR A FONTE DOS CONTEÚDOS

O sistema de configuração do Dlvr.it é muito diferente das demais aplicações web existentes, e é provavelmente a parte mais complicada de todo o processo, especialmente se você não domina corretamente o inglês. No entanto, explicamos-lhe passo-a-passo como configurar a sua conta para sincronizar as suas postagens diretamente para as suas contas do Twitter, Facebook e Linkedin, automatizando todos os seus processos e poupando-lhe tempo, dinheiro e acima de tudo, facilitar-lhe a angariação e mais seguidores no Twitter e mais fãs no Facebook.

O primeiro passo começa com o botão “Add Route”. Ao clicar nesse botão, você criar a sua primeira rota, ou seja, puxar conteúdo de um determinado local (o seu blog por exemplo), para o distribuir num determinado destino (o seu Twitter por exemplo). Onde diz “Click here to name your route”, você poderá clicar para definir um novo nome para a sua rota. Isso será muito importante, especialmente se você criar várias rotas para sites diferentes e redes sociais diferentes, permitindo-lhe depois saber quais as que estão apresentando a melhor performance.

Para avançar com a configuração, sugerimos que clique em “+add” na secção “Sources” para começarmos a configuração da sua rota, nomeadamente especificando de onde iremos puxar os seus conteúdos a serem publicados nas mídias sociais.

No primeiro separador, chamado “Feed Details”, você deverá colocar todos os detalhes do RSS Feed do seu blog. Poderá usar o seu endereço do Feedburner para puxar os conteúdos do seu blog, ou simplesmente o RSS Feed padrão disponível em blogs do WordPress ou Blogger.

Na segunda opção, você deverá especificar quando será publicado o primeiro artigo nas mídias sociais, puxando a partir do seu RSS Feed. Quer você esteja configurando o Dlvr.it de manhã, quer o esteja fazendo à noite, o ideal é você seleccionar sempre a opção “Post the next time a new item is published”, que basicamente significa que o Dlvr.it só irá postar seus conteúdos nas mídias sociais quando você publicar algo novo em seu blog. Dessa forma você evitar estar republicando matérias que seus usuários já leram ou as quais já foram marketizadas no Twitter e Facebook.

Seleccione a opção “Feed Active”, para ativar seu RSS Feed e avance.

Na seção “Feed Update”, você irá especificar quando serão realizadas as atualizações, através de um período de tempo específico, e quais as quantidades de artigos que o Dlvr.it deverá postar nas mídias sociais. Se você tem por exemplo um site de classificados ou um site de empregos, você terá de aumentar naturalmente o número de postagens diárias para valores na ordem dos 30 ou 40 por dia, por exemplo.

Na opção “Feed Update Period”, recomendamos que você seleccione “Every 15 minutes”, ou seja, o Dlvr.it irá tentar procurar novas postagens em seu blog de 15 em 15 minutos e assim que você publicar alguma coisa, ele publicará esses conteúdos automaticamente no Twitter, Facebook, Linkedin, etc.

Na seção “Item Text”, você pode definir o prefixo e sufixo dos textos que são publicados no seu Twitter ou Facebook. Quando você define esses campos, você pode por exemplo enviar um tweet dizendo “Novo Artigo: Nome do Artigo”, sendo que sempre que você publicar algo de novo no seu blog, o Dlvr.it coloca automaticamente esse prefixo e sufixo no seu tweet, personalizando-o para os seus usuários. No sufixo, você poderá colocar hashtags relacionadas com o seu blog, facilitando a angariação de mais seguidores para os seus perfis sociais.

Na seção “Advanced”, poderá configurar também outros aspectos interessantes, nomeadamente ativar a opção “Republish Items with updated timestamps”, que basicamente significa que se você editar um artigo, ele volta a publicar esse artigos nas suas mídias sociais, e a opção “Pass Feedburner or Pheedo links to your link shortening service”, que é uma opção que lhe permite configurar os seus links usando um encurtador de URLs como por exemplo o Bit.ly PRO que é totalmente gratuito e lhe dá uma noção clara do número de cliques nos seus links e as interacções que esses conteúdos tiveram nas mídias sociais.

No passo anterior, quando clicar em “Save Source”, será automaticamente enviado para este menu, onde o seu RSS Feed já se encontra disponível do lado esquerdo. Agora é altura de configurar o destino dos seus artigos, seja ele o Facebook, Twitter, Linkedin ou outro!

CONFIGURAR O DESTINO DOS CONTEÚDOS

O destino dos seus conteúdos é sem dúvida a parte mais importante de todos os processos. Conforme vimos anteriormente, você terá de clicar no botão “+add” para iniciar a configuração do destino para onde pretende enviar seus conteúdos. O Dlvr.it tem suporte a várias mídias sociais, sendo que as mais interessantes são sem dúvida o Twitter e Facebook, pela sua magnitude e potencial de marketização.

O primeiro passo é escolher qual a mídia social que pretende conetar ao seu RSS Feed para publicações automáticas. Neste exemplo vamos seleccionar o Facebook, embora o processo seja praticamente idêntico para todas as outras mídias sociais. Poderá escolher entre Twitter, Facebook, Tumblr, Linkedin, Statusnet, RSS, GoogleBuzz e MySpace, embora o Twitter, Facebook e Linkedin sejam os únicos que realmente fazem sentido a esta altura do campeonato.

Para avançar com a sincronização, você terá de clicar no botão “Connect to Facebook” a fim de realizar a autenticação da sua conta do Facebook com o Dlvr.it. O processo é muito simples, seguro e é a única forma de você conseguir publicar conteúdos diretamente nas suas páginas de fãs do Facebook.

Ao clicar no “Connect to Facebook”, irá abrir-se automaticamente uma janela de pop-up que lhe permite seleccionar qual a página de fãs onde gostaria de publicar os seus conteúdos automaticamente. Seleccione a página que pretende e clique em “Continue” para avançar com a autenticação e deixar o seu Facebook devidamente configurado.

Para nós, a melhor opção do Dlvr.it acontece na seção “Post Content” da configuração do seu Facebook, nomeadamente quando você selecciona a opção “Manual” no “Thumbnail Style”. Basicamente o que esta opção lhe permite fazer é dizer ao Dlvr.it que você quer usar sempre uma determinada imagem como thumbnail das suas postagens do Facebook. Esta opção é particularmente interessante para quem tem sites relacionados com empregos, classificados, apostas, ou outros, em que as postagens são publicadas em série e normalmente não se fazem acompanhar de uma imagem. Dessa forma você pode colocar a sua logomarca ou uma imagem que caracterize o seu negócio, tornando as suas postagens visivelmente mais atrativas.

OPÇÕES DA ROTA

Para finalizar as configurações da sua rota de atualizações, é necessário configurar somente mais alguns detalhes para que fique tudo simplesmente sensacional e pronto a enviar seus conteúdos automaticamente para as mídias sociais, cumprindo a missão de levar esses conteúdos de uma forma bem otimizada e com o intuito de você conseguir ainda mais destaque nas mídias sociais.

No menu principal da sua conta do Dlvr.it, clique no botão “Route Settings” que se encontra disponível logo por baixa da rota que você acabou de criar. Esse menu de opções irá permitir-lhe especificar ainda mais alguns parâmetros muito úteis e igualmente interessantes.

Na seção “Tracking”, se você clicar no botão do “Google Analytics”, ele irá gerar automaticamente um código de referência para você realizar o tracking de visitas, cliques e interacções vindas do Dlvr.it através da sua conta do Google Analytics. Esta opção é particularmente interessante para você avaliar no seu Analytics a quantidade de usuários que estão compartilhando e visitando seus conteúdos através das postagens automáticas que o Dlvr.it realiza por si.

Por fim, na seção “Shortener”, você poderá ligar a sua rota a um encurtador de URLs à sua escolha. O Dlvr.it está devidamente otimizado para usar por exemplo o Bit.ly e o Bit.ly PRO, ambos serviços gratuitos, sendo que é recomendável que você utilize um serviço de encurtamento de endereços, não só para manter os olhos sobre o número de cliques e interacções, como também para tornar seus Tweets e postagens visualmente mais atrativas para os seus usuários.

E VOCÊ, JÁ EXPERIMENTOU O DLVR.IT?

O Dlvr.it é um serviço super completo, que integra também um serviço de estatísticas que lhe indica quantos seguidores ou fãs você ganhou nas últimas 24 horas, quais os artigos com mais cliques, quantos cliques no total você conseguiu, entre uma série de outras opções. Está também disponível um widget que lhe permite mostrar em tempo real, na barra lateral do seu blog, as postagens com maiores interacções nas mídias sociais, o que pode ser bastante interessante, dependendo do tipo de comunidade que você tem ao seu redor. Se ainda não experimentou o Dlvr.it, está na hora de o começar a fazer.

Acesse-o em http://dlvr.it/

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Files Terminator 1.0.3 – Elimine arquivos para sempre, sem chance de recuperação Eu preciso de um notebook? Quando os computadores portáteis são realmente necessários? E quando eles podem ser substituídos?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: