SEO: Como encontrar links quebrados em seus sites e blogs

13/08/2011 at 9:55 pm Leave a comment

otimização para motores de busca (SEO) é hoje em dia um dos aspectos mais importantes de um site/blog. Quando estive na ExpOn 2011 de São Paulo, um dos aspectos mais falados foi não só o link building, como também todos os processos relacionados com uma boa otimização de um site/blog. De entre esses processos, um dos que mais blogueiros e webmasters não têm um consideração são os links quebrados. Para quem está blogando há mais de 1 ano, é natural que muitos dos links presentes no seu blog estejam quebrados e/ou apontem para páginas que já não têm o conteúdo que tinham no dia em que você as linkou. O mesmo acontece internamente, com ligações para categorias que você já removou, páginas que já apagou, ou conteúdos que mais tarde modificou drasticamente.

Para quem acompanha a indústria de otimização para motores de busca (SEO), sabe perfeitamente que os links quebrados são um dos factores que o Google não gosta quando analisa os conteúdos do seu site/blog, principalmente se eles links não estiverem quebrados, mas sim apontando para sites/domínios de conteúdo ilícito ou ilegal. Você poderá ser prejudicado se por ventura alguns dos links que tem em seu blog, estejam apontando para páginas de conteúdo que vai contra as directrizes de qualidade do Google (leia mais sobreconteúdo de qualidade no blog do Pedro Dias).

 

COMO ENCONTRAR LINKS QUEBRADOS?

Para quem como nós já bloga há alguns anos, e tem centenas de artigos publicados (atualmente temos mais de 1100 artigos publicados aqui no blog) e milhares de comentários de usuários, a tarefa de encontrar links quebrados é sem dúvida uma das mais trabalhosas da otimização para motores de busca. No entanto, se você for tão perfeccionista quanto nós, vai desejar que o seu site/blog passe em todos os testes de otimização e apresente uma performance acima da média com um perfil limpo e isento de possíveis erros que o possam prejudicar na hora de rankear suas páginas.

Para quem tem blogs de dimensões relativamente pequenas ainda, recomendamos o Broken Link Checker, um plugin WordPress para encontrar links quebrados, que em blogs de pequena dimensão funciona perfeitamente. No entanto, se o seu blog tiver algumas centenas de artigos publicados e alguns milhares de comentários, este plugin está longe de ser uma boa ferramenta, especialmente porque torna o sistema demasiado lento e poderá demorar horas e horas até finalizar o seu trabalho.

Para quem usa um computador (Mac ou Windows), existem também algumas ferramentas desktop que o podem ajudar a solucionar este problema. Estas ferramentas têm a vantagem de serem instaladas no seu computador, embora necessitem de acesso à internet para realizar o crawl completo do seu site/blog na procura de links quebrados, redireccionamentos e outros problemas que possam existir. Vejamos…

XENU LINK SLEUTH

Xenu Link Sleuth é provavelmente o software de busca de links quebrados mais conhecido da internet. O único senão deste software, é que ele apenas funciona em plataformas Windows e algumas distribuições de Linux. Se por ventura for um usuário de Mac, o ideal será ver a nossa recomendação seguinte, ou então usar um emulador de aplicações Windows para correr o Xenu Link Sleuth no seu computador. De acordo com umartigo do Tom Critchlow no blog da SEOmoz, o Xenu Link Sleuth é uma aplicação que serve para muito mais do verificar links quebrados, pelo que recomendamos vivamente que leia o tutorial e aplique as recomendações do Tom para analisar também outros aspectos importantes do seu blog, nomeadamente redireccionamentos 302, verificar indexamento de páginas de testes, puxar um sitemap em XML, verificar a falta de atributos alt em imagens, e muito mais.

Os links marcados a vermelho na análise do Xenu, indicam páginas que estão quebradas ou com erro 404, por exemplo. Você poderá verificar essas páginas, indo no endereço original do artigo e verificando o texto âncora em que se encontra o link. Se desejar, você poderá filtrar as entradas apenas pelos links quebrados, a fim de verificar todos eles de forma seguida em seu blog. No caso de a página para onde você estava linkando ter desaparecido, o ideal é você remover o link por completo. Caso a página apenas tenha mudado de endereço, procure na fonte original pelo novo endereço e altere o seu link. Linkar para outros sites e blogs é também uma forma de você conseguir maior autoridade em seus conteúdos.

INTEGRITY

Descobri esta aplicação Integrity através do amigo Leonardo Barcellos, no grupo SEO Brasil no Facebook, e desde logo que a comecei a usar para verificar links quebrados e outros tipo de situações nos blogs que administro, nomeadamente a Escola DinheiroEscola PsicologiaEscola CriatividadeEscola WordPress,Escola Freelancer e Escola Apostas. O funcionamento da aplicação é muito semelhante ao Xenu Link Sleuth, embora o Integrity seja apenas compatível com Mac OSX 10.5 ou superior para computadores com processador Intel. O download é igualmente gratuito e o potencial da ferramenta é extremamente grande, embora para projetos de grandes dimensões, como por exemplo a Escola Dinheiro, possa levar algumas horas no processamento de todos os endereços URL presentes no blog, nomeadamente linkagem interna, linkagem externa, links nos comentários, links nos perfis de usuários, entre outros.

De uma análise que fizemos no nosso blog de Psicologia, percebemos que existem 26 endereços que necessitam de correcção. Alguns deles, conforme mostra a imagem, são erros de linkagem interna, nomeadamente usando http://http:// duas vezes seguidas, o que não permite a ligação à página interna que se deseja. Estes erros são fáceis de emendar e podem produzir excelentes resultados a longo prazo, especialmente se você tiver muitos endereços quebrados em seu blog. Num projeto como a Escola Dinheiro, com dezenas de milhares de links internos e externos, este tipo de trabalho poderá ser bastante penoso, mas a longo prazo muito gratificante.

GOOGLE WEBMASTER TOOLS

No Google Webmaster Tools, também é possível analisar links quebrados ou páginas de erro. Para o fazer, vá no separador Diagnostics > Crawl Errors. Nas abas superiores, poderá filtrar por HTTP / Not Found / Timed Out, etc. Esses são erros de crawling que o robot da Google não conseguiu resolver, pelo que é importante que você procure por essas páginas e verifique o que está acontecendo com elas. Por vezes aparecem endereços que nem sequer existem em seu blog, pelo que deverá verificá-los e caso não existam de facto, deixar que o próprio Google elimine esse erro da consola de Webmasters.

Os erros de HTTP, muitas vezes estão relacionados com plugins, imagens ou outro tipo de mídias a que o bot do Google tem acesso. Para evitar esse acesso desnecessário a ficheiros e informações não importantes do seu blog, use o Robots.txt para bloquear o acesso a páginas como por exemplo os ficheiros /wp-admin do seu blog WordPress.

COMO RESOLVER OS LINKS QUEBRADOS?

Conforme falámos anteriormente, se você está linkando para páginas que não existem mais, o ideal é remover esses links. Se você está linkando para páginas que simplesmente mudaram de lugar ou endereço, procure pelo novo endereço e altere-o no link que você está fazendo. Ao nível de linkagem interna, se você está linkando para páginas do seu site/blog que já não existem, procure por outras páginas que possam complementar essa linkagem, e troque o link para um outro artigo/página que você tenha e que seja de alguma forma relevante para o usuário. Caso não seja relevante, o ideal é remover o link definitivamente, evitando clics desnecessários do usuário. Com essas ferramentas que indicámos, você consegue saber perfeitamente quais as páginas de seu blog que estão precisando de uma melhorada, e quais os links que não estão mais funcionando. Sabendo isso, basta resolver o problema para que o seu perfil de links fique completamente imaculado.

Advertisements

Entry filed under: Uncategorized.

Construtores – Revista easy Java Magazine 9 O artigo trata de como devemos manipular a criação de métodos construtores na linguagem Java. Citamos as regras necessárias que não devem ser esquecidas quando os criamos e trabalhamos com eles através de herança. KetchupTV Présentation

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: