Como funciona o Certificado Digital SSL

13/08/2011 at 1:51 pm Leave a comment

Este é um guest post escrito por Rafael de Araujo, que bloga no Otimizando Sites.

O SSL ( Secure Socket Layer ), tem a função de proteger todas as informações trocadas entre o ”visitante” e o site, ou seja, nenhuma informação trocada entre ambos poderá ser interceptada, ou interferida.

É muito comum utilizar o SSL em lojas online ( e-commerce ), para proteger os dados do cliente, tais como cartões de crédito, ou informações importantes, como CPF, RG, etc. Qualquer pessoa, pode saber se o site visitado possui o SSL, há uma maneira muito fácil de perceber:

– Verifique se o inicio do endereço do site está escrito ”https://”, caso esteja, o site possui SSL, se estiver apenas ”http://”, o mesmo não possui.

Para os webmasters, devem ter conciência do que precisam, sites normais não precisam deste tipo de certificado, afinal, são apenas sites comuns. No entanto, donos de lojas online devem se precipitar e adquirir o certificado. Hoje em dia quase todas as empresas de hospedagem profissional oferecem o recurso para ser adquirido de forma simples pelo webmaster, e eles se encarregam de todo o ”trabalho pesado”.

O preço pode variar de hospedagem para hospedagem, e também deve ser levado em conta que alguns certificados oferecem proteção apenas para o domínio em sí, ou seja, nada de subdominios. Normalmente certificados para o dominio apenas podem sair no valor de R$49,90, já a proteção para o domínio, e o subdominio, sai em média de R$79,90. Talvez o preço nem seja salgado, levando em consideração que a validade do certificado é de 1 ano, claro, dependendo de onde foi adquirido. Não se preocupe, você vai pagar apenas uma vez no ano.

A verificação do mesmo é muito importante, pois passa confiabilidade ao ”comprador” do seu site, infelizmente nem todos possuem estes conhecimentos, e se arriscam em compras em sites que encontram por ai… Como nem tudo são flores, já existem claro, os ”crackers” em ação: eles criaram um script que burla o navegador, e fornece uma falsa autenticidade ao visitante.

Manter o seu navegador atualizado é importante, eu como usuário, também sei que é irritante aquelas mensagens de atualização, mas muitas vezes não percebemos a importância de fazer tais coisas.

Uma das outras maneiras de evitar problemas, é utilizar a versão ”oficial” do navegador, as versões ”beta” possuem muitos problemas, e erros ainda não corrigidos. E muitos destes ”crackers” aproveitam esta brecha para se favorecer de forma ilegal.

Esteja sempre atento quanto a isto, afinal, você não vai querer a surpresa de ver o extrato da sua conta no zero quando for consultar…

Este é um guest post escrito por Rafael de Araujo, que bloga no Otimizando Sites.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Sistema em PHP de usuários on-line Construtores – Revista easy Java Magazine 9 O artigo trata de como devemos manipular a criação de métodos construtores na linguagem Java. Citamos as regras necessárias que não devem ser esquecidas quando os criamos e trabalhamos com eles através de herança.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: