Como usar seus subscritores do Feedburner numa campanha de Email Marketing – Escola Dinheiro

08/08/2011 at 6:04 pm Leave a comment


Como usar seus subscritores do Feedburner numa campanha de Email Marketing

Posted: 02 Aug 2011 10:20 AM PDT

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Como usar seus subscritores do Feedburner numa campanha de Email Marketing

O artigo de hoje é à partida um pouco polémico para muitos dos nossos leitores, mas também uma excelente estratégia para todos aqueles que seguirem corretamente nossas indicações. Nunca falámos sobre este assunto em nenhuma outra postagem, e estamos fazendo-o hoje porque achamos que é importante que você utilize as melhores estratégias para marketizar seus sites e blogs na internet, aumentando drasticamente seus rendimentos. No entanto, este tipo de estratégias tem de ser usado com alguma precaução e inteligência, de forma a não ser prejudicado por spam ou tentativa de spam.

Como provavelmente você já leu aqui na Escola Dinheiro, o email marketing é uma das formas mais rentáveis de ganhar dinheiro na internet (senão a mais rentável), mas são poucos os blogueiros e webmasters que já exploram corretamente suas listas de emails. Já aqui falámos das estratégias para construir a sua lista de email marketing, das formas de capturar emails e também como melhorar a conversão das suas campanhas de email marketing. Se ainda não leu essas matérias, comece por lê-las e depois aplicar os conceitos e estratégias deste artigo.

CAPTURAR EMAILS PELO FEEDBURNER

O serviço Feedburner da Google é provavelmente o serviço mais usado no Mundo para capturar subscritores para os RSS Feeds dos sites e blogs. No entanto, o Feedburner faz captação de subscritores de diversas formas, nomeadamente através do endereço de RSS Feed do seu blog, captação por formulário de email, entre outras. Se você pretende construir uma base dados de subscritores, captando os seus endereços de email para envio futuro de campanhas relacionadas ao seu blog, você deverá utilizar a opção de Email do Feedburner, para que os seus subscritores recebam os conteúdos do seu blog diretamente na caixa de correio eletrônico, e você tenha a possibilidade de captar esse endereço de email para acções futuras.

Para ativar a opção e começar a usá-la em seu blog, vá no separador Publicize > Email Subscriptions > Subscription Management, e coloque a língua em Português. O código sublinhado na imagem é o código que você deverá usar para fazer a captação de novos subscritores para o seu blog, sendo que esse código pode ser modificado para criar caixas de subscrição mais atrativas.

Um usuário ao subscrever o seu blog por Email, irá receber os seus conteúdos na caixa de correio eletrônico, e você acabará por ter acesso a esse endereço de email para usá-lo em futuras campanhas de email marketing se assim o desejar. No entanto, continue lendo este artigo, pois existem algumas ressalvas a ter em consideração.

FEEDBURNER E POPUP DOMINATION

Já aqui falámos diversas vezes sobre o enorme potencial do PopUp Domination, nomeadamente quando escrevemos sobre Como aumentar em mais de 350% os subscritores do seu blog e também num artigo recente sobre Os PopUps não são intrusivos…funcionam!. Caso não saiba, nós usamos o PopUp Domination para captar novos subscritores para o nosso blog, tendo usado o código do Feedburner para incluir o campo de subscrição na janela de PopUp que aparece quando o usuário visita o blog pela primeira vez. Veja:

popupdomination

O campo “Seu Endereço de Email” é o campo de subscrição de endereço de email do Feedburner. Dessa forma, canalizamos subscritores novos para o blog, mas também emails para a nossa base de dados que usamos para email marketing e notificações aos leitores. Na verdade, os nossos Termos e Condições do blog, explicam que ao subscrever nossa newsletter, o usuário está mostrando interesse em receber conteúdos relacionados às temáticas do blog, em sua caixa de correio eletrônico. Neste ponto, é fundamental que seus envios de email estejam sempre relacionados com as temáticas do seu blog. Não faça spam de campanhas que nada têm a ver com os interesses de seus usuários!

Nas opções do nosso PopUp Domination, este é o código do Feedburner que adaptámos para captar as subscrições dos novos usuários. É importante seleccionar a opção para desligar o campo de subscrição “Nome” e utilizar apenas o campo de “Email”, para tornar a subscrição mais simples, uma vez que o Feedburner não faz captação do nome do usuário e portanto torna-se dispensável de utilizar.

EXPORTAR SUBSCRITORES DO FEEDBURNER

Para usar a base de dados de subscritores do Feedburner em campanhas de Email Marketing, você terá de expor a sua lista de subscritores e respectivos endereços de email. No entanto e como referimos anteriormente, tenha sempre em consideração que é muito importante que os seus usuários saibam que você irá enviar-lhes campanhas e emails relacionados com os seus interesses. Para isso, você deverá criar uma página com os Termos e Condições do seu blog, explicando não só as vantagens de aderir à sua lista de emails, como também as acções promocionais que pretende realizar.

Para exportar as informações dos seus subscritores, vá no separador Publicize > Email Subscriptions > Subscription Management e desça a página até ao passo seguinte.

No final da página, você encontra um link que diz “View Subscriber Details”, que lhe permite expandir uma série de opções disponíveis nos serviços da Feedburner, nomeadamente pesquisar por emails ou exportar os dados todos para um ficheiro .CSV (Excel). Como pode verificar, à data de hoje o blog tem 17,528 subscritores, mas no Feedburner aparece um total de 25,543 subscritores. No entanto, este número do Feedburner contabiliza tudo, ou seja, utilizadores já confirmados, utilizadores ainda não confirmados, etc. É importante que quando você passa sua lista de emails para um Auto Responder ou programa de Email Marketing, você filtre seus subscritores no Excel apenas pelos utilizadores activos. Evite ao máximo enviar spam.

Como você pode ver, clicando no link “View Subscriber Details”, você passa a dispor de alguma informação adicional sobre seus subscritores, mas também uma nova opção “Export: CSV”. Essa opção permite-lhe expor seus subscritores para um ficheiro .CSV, um formato do Microsoft Excel, que poderá posteriormente usar nas suas campanhas de email marketing.

IMPORTAR SUBSCRITORES NUMA PLATAFORMA DE EMAIL MARKETING

Existem muitas plataformas de Email Marketing disponíveis na internet. No entanto, nem todas elas funcionam do jeito que nós blogueiros/webmasters gostaríamos. Aquelas em que mais confio para usar esse sistema de importação de subscritores são o PTSenderAweber, e a Your Mailing List Provider. Na verdade, das três empresas, aquela que funciona melhor neste sistema é a Your Mailing List Provider, que tal como o PTSender, não precisa de verificação ou autenticação dos usuários cadastrados, ou seja, se você fizer upload do seu ficheiro .CSV do Feedburner, você não terá de enviar um novo email de verificação tal como acontece por exemplo com a Aweber.

Tanto o PTSender como a Your Mailing List Provider permitem a qualquer blogueiro ou webmaster adicionar subscritores às suas listas de emails. Se desejar, poderá até criar caixas de formulário de captação, e ao invés de usar o Feedburner, captar seus subscritores diretamente para essas empresas. No entanto, ao captar usuários para o Feedburner, você está também aumentando os subscritores do seu blog e a audiência que lê diariamente os conteúdos que você publica.

PTSender e a Your Mailing List Provider, providenciam várias formas de agregar novos subscritores às suas listas, sendo que o Upload de Ficheiros é uma dessas formas. Você deverá seleccionar sempre essa opção, de forma a realizar o upload do ficheiro .CSV que você exportou automaticamente do seu Feedburner.Não se esqueça de filtrar seus subscritores apenas pelos activos, antes de submeter a sua lista a uma empresa de Email Marketing!

Seleccionando o ficheiro .CSV que você exportou do Feedburner, você poderá carregar todos os subscritores do seu blog automaticamente, seleccionando depois o campo Email como sendo o campo do Endereço de Email do usuário. É um processo muito simples e prático, que lhe permite ter seu banco de dados de usuários disponível para enviar emails em grande escala.

ONDE ENCONTRAR CAMPANHAS DE EMAIL MARKETING?

Existem muitas empresas de afiliados com campanhas de email marketing disponíveis. Normalmente é necessário que você envie uma prévia da sua campanha para aprovação do anunciante, e só depois então é que você deverá realizar o envio da campanha. É muito importante também que você envie sua campanha num horário em que os seus leitores tenham acesso à internet. Já experimentámos vários horários, e as 10h da manhã de São Paulo e as 14h da tarde em Lisboa são bons horários para o envio das suas campanhas, embora seja muito importante que você realize os seus próprios testes!

Para encontrar campanhas de email marketing a enviar para os seus usuários, recomendamos que utilize plataformas de afiliados que tenham vários anunciantes disponíveis, de forma a você encontrar um anunciante que se enquadre no seu nicho de mercado. Ficam as nossas sugestões:

CUIDADOS A TER EM CONSIDERAÇÃO

Numa estratégia tão polémica e de alguma forma agressiva como esta, é muito importante que você tenha algumas precauções, nomeadamente não enviar campanhas que não tenham nada a ver com os interesses de seus usuários. Se você tem um blog relacionado com apostas online, por exemplo, se você enviar campanhas relacionadas com Cartões de Crédito ou Automóveis, o mais provável é que seus subscritores marquem seus emails como Spam, e mais tarde ou mais cedo, o seu email acabará sendo marcado como Spam também pelos servidores de envio de emails. Neste caso concreto, você deverá enviar campanhas relacionadas com promoções de casas de apostas como a betclicbwin ou bet365, por exemplo.

Aqui na Escola Dinheiro, aquilo que nossos usuários procuram são formas de ganhar dinheiro na internet, por isso mesmo, as campanhas que lhes enviamos normalmente estão sempre relacionadas com esse interesse, e não com um outro interesse qualquer. Se enviarmos campanhas relacionadas com telemóveis ou mesmo automóveis, o mais provável é que nossos subscritores fiquem furiosos e acabem por cancelar a sua subscrição.

Outro aspecto muito importante são os Termos e Condições de seu blog. É muito importante que você esclareça muito bem como funciona a subscrição da sua newsletter e que tenha essas condições presentes no seu blog para qualquer usuários acessar. Se você não tiver essas condições bem definidas, você estará enganando seus usuários, e isso pode ser considerado Spam ou usurpação de dados. Tenha cuidado!

Por último, você não deverá enviar mais de uma campanha de Email Marketing por semana para seus subscritores. Evite ao máximo enviar campanhas consecutivamente ou várias vezes por semana, sendo que isso apenas faz com que você não consiga ganhar realmente dinheiro e conversões. O ideal é enviar no máximo entre 2 a 4 campanhas por mês, para que seus subscritores não se sintam incomodados com seus constantes emails. Nessas 2 a 4 campanhas, considere também enviar emails em texto escrito por você, indicando ferramentas, dicas ou estratégias que acrescentem valor ao seu email, e não apenas newsletters gráficas de campanhas que você solicitou junto dos afiliados.

E VOCÊ, JÁ ESTÁ FAZENDO EMAIL MARKETING?

Alguma vez experimentou fazer email marketing para os seus subscritores? Já experimentou empresas como o PTSender e a Your Mailing List Provider? Deixe os seus comentários sobre este artigo já em baixo!

Até Já!

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