O que levar em conta ao montar uma rede Wi-Fi

29/07/2011 at 10:14 pm Leave a comment

//

//

As redes sem fio, ou simplesmente Wi-Fi, estão começando a se impor pelo mundo. Para quem está pensando em se juntar à moda dos “sem fio”, basta seguir este guia com dez pontos-chave para levar em contar antes de começar.

No momento da compra de um componente tecnológico algumas verdades absolutas surgem. Por exemplo, na maioria das ocasiões, sabemos menos do que deveríamos na hora de escolhê-lo. Por isso, muitas vezes, acabamos tomando decisões baseadas no preço, no desenho da caixa, ou, até mesmo, pelo nome do fabricante.

Se já nos custa tomar uma decisão na hora de escolher algo que nos parece familiar como, por exemplo, uma câmera fotográfica, o fato de ter de enfrentar a compra do nosso primeiro componente sem fio pode ser um pesadelo. Por isso, resumimos aqui, em dez simples pontos, o que você deve levar em consideração. Não se preocupe, é realmente mais simples do que parece:

1) Roteador ou Ponto de Acesso?

Este é, talvez, o ponto mais fácil de todos. Um roteador sem fio nos permite conectar vários computadores a uma mesma conexão, além de poderem comunicar-se entre si a partir deste dispositivo.

Deve-se diferenciar entre roteadores ADSL, que são na realidade a soma de um modem ADSL e um roteador, e um roteador Wi-fi simples, que só gerencia as conexões que vêm de um modem ADSL ou de um servidor e as reparte entre outros computadores conectados à rede.

Por outro lado, o ponto de acesso é um dispositivo que podemos acrescentar a uma rede existente para dotá-la de conectividade sem fio. Se já temos um roteador, podemos simplesmente conectar o ponto de acesso a uma de suas saídas para, assim, conectar qualquer dispositivo sem fio com o resto da rede.

2) Formatos de cartões WiFi

Uma vez escolhido o ponto de acesso, precisamos agora que nosso computador possa se comunicar com ele sem fios. Para isso, devemos comprar um cartão WiFi que possa ser adaptado ao computador. Podemos encontrar:

 

  • Cartões PCI: os clássicos cartões de toda a vida, têm o problema de que devemos abrir o computador para instalar. 
  • Cartões PCMCIA: perfeitos para os portáteis, mas também para alguns roteadores duais que podem funcionar como roteadores padrão e acrescentar capacidade sem fio mediante um ponto de acesso PCMCIA. 
  • Cartões USB: todas as vantagens e inconvenientes das comunicações por USB. Estaremos limitados pela melhor ou pior relação do nosso computador com as portas USB e as possíveis interações entre as portas e os diferentes programas. A favor, a praticidade de poder conectar e desconectar com muita facilidade.3) Protocolo

    Como qualquer tecnologia, as comunicações sem fio Wi-Fi vão incorporando novos protocolos que melhoram a velocidade, a segurança, etc. Os protocolos mais utilizados são o 802.11b e o 802.11g. Este último permite maior velocidade, mas mantém a compatibilidade com o b.

    É conveniente que nossa rede possa trabalhar com estes dois protocolos, mas obviamente, quantos mais reconheça, melhor. Assim, os dispositivos mais avançados podem trabalhar com 802.3 10BaseT, 802.3 100BaseT, ou 802.11a.

    4) Atualização

    Em todo caso, o melhor na hora de estar em dia na questão de protocolos é que nosso dispositivo seja atualizável mediante novos firmwares (software armazenado em um chip, geralmente em memória ROM) que a companhia fabricante vá lançando. Algumas empresas já prometem velocidades sem fio de até 100 Mbps “quando o firmware estiver disponível”.

    5) Configuração

    Como acontece com qualquer dispositivo eletrônico, uma das qualidades mais importantes que podemos pedir é que seja “user friendly”, ou seja, que não torne nossa vida impossível na hora de configurá-lo.

    Assim, é crucial comprovar as maneiras de atualizar a configuração de nosso dispositivo (sobretudo no caso de roteadores e pontos de acesso). O mais habitual é que se possa acessar mediante o navegador Web acessando um IP privado do dispositivo, ainda que seja bom que também conte com uma conexão via telnet (que nada mais é do que o recurso da Internet que permite estabelecer uma conexão com outro computador da rede).

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , , .

O que é fireworks? CAIXA DE FERRAMENTAS

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: