gimp

27/07/2011 at 11:20 pm Leave a comment

Atualmente no mercado há inúmeros softwares para o tratamento e edição de imagens profissionais, no entanto a maioria deles são pagos e geralmente muito caros. Para a felicidade dos usuários foi desenvolvido o The Gimp, um poderoso e avançado editor de imagens, assim como o Adobe Photoshop, porém de código aberto e totalmente gratuito.

O The Gimp foi criado originalmente para o Linux, mas agora ganhou uma versão para Windows. Embora seja grátis, ele não fica devendo nada aos programas mais famosos da categoria: são milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário.
Conheça o gimp

Nesse editor você pode contar com recursos adicionais, que ampliam suas possibilidades e incrementam o modo de uso do programa, tornando ainda melhor um editor que já se mostrava bastante importante na área gráfica.

Você encontrará várias ferramentas interessantes, incluindo um modo mais dinâmico para os pincéis, os quais podem ser alterados por teclas de atalho enquanto você os utiliza na sua imagem. Além disso foram adicionados novos padrões de pincéis, modo de edição em tela cheia, removedor de olhos vermelhos, clone com perspectiva, suporte aos formato SVG (imagens vetoriais também suportadas pelo Inkscape), entre outros.

Principais Características

Menu com ferramentas do editor.Criações:

O editor possui uma suíte completa de ferramentas para a criação de imagens — tanto bitmaps quanto vetoriais — tais como: Brush, Pencil, Airbrush, Clone etc. Além dessas, possui um sistema de anti-aliasing (correção de serrilhado) de alta qualidade e uma poderosa ferramenta para aplicar efeitos de gradiente e mistura, permitindo aplicar efeitos incríveis em qualquer imagem.

Suporta também a utilização de texturas e pincéis totalmente personalizáveis. É ótimo para amadores e profissionais, pois o conhecimento profundo de cada ferramenta depende diretamente do quanto você vai explorá-las!

Sistema:

O desempenho do GIMP é superior ao de seus principais concorrentes, com a possibilidade de abrir infinitas janelas simultaneamente. Ele utiliza a biblioteca GTK+ 2 como base para construção de sua interface, sendo necessário instalá-la previamente. Sua interface é simples e possui três janelas individuais e distintas, cada qual com suas respectivas finalidades e ferramentas.

Manipulação avançada:Múltiplas janelas para acessar tudo!

Como se trata de um editor de imagens avançado, conta com uma série de recursos profissionais, de modo que os resultados obtidos satisfaçam, e muito, as suas expectativas. Veja alguns deles:

  • Suporte completo ao canal alpha (transparência).
  • Camadas e canais totalmente manipuláveis.
  • Múltiplo desfazer/refazer, limitados apenas pelo espaço livre em disco.
  • Camadas de texto editáveis.
  • Ferramentas avançadas de transformação, seleção etc.
  • Seleções e máscaras modeláveis.

Extensões:

Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser inserido em scripts e chamadas de sistemas em programas compilados. Para isso pode-se usar Scheme (ou ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby e outros programas capazes de executar comandos UNIX. Além disso, oferece suporte a mais de 100 plugins!

Animações:

Como se não bastasse apenas criar e editar imagens, também é possível gerar animações a partir do software. Vale a pena ressaltar algumas características:

  • Carrega e salva animações em um formato conveniente, preservando as camadas.
  • Suporte a MNG.
  • Navegador de frames (quadros), Onion Skin e Bluebox, contidos no GAP (Pacote de Animação do Gimp).

Praticidade com compatibilidade:

  • Suporta diversos formatos de imagens: BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM e muito mais!
  • Carrega, salva, exibe e converte vários formatos de arquivos.
  • Salva/importa o caminho SVG.

Devido a grande variedade de opções que o programa oferece, utilizar sua criatividade e conhecimento serão fundamentais para desvendar todas as suas funcionalidades. Agora você tem tudo e mais um pouco para a criar e tratar imagens profissionalmente e o melhor: sem pagar nada por isso!

A nova 
versão traz várias melhorias.

Novidades na versão BETA

Uma grande novidade prometida pela nova versão é que a edição de textos agora é feita diretamente na tela, ao invés de funcionar em uma janela separada. Claro que isso não evita que ainda tenham outras ferramentas no painel para efeitos do texto.Busque os 
brushes por tags.

Agora é possível nomear com palavras-chave os brushes (pincéis personalizados) e texturas instalados no programa. Assim, basta digitar uma palavra para que o programa busque para você e apresente resultados. Fica muito mais fácil de encontrar os materiais. Além disso, os brushes também trazem opções dinâmicas, podendo rotacioná-los

Outra mudança bastante significativa é o salvamento e exportação de imagens, que são feitos separadamente. Ou seja, ao usar a função salvar, a imagem só pode ser guardada como um projeto do Gimp, no formato XCF. Para salvar em outros formatos, como JPG e PNG, você precisará ir à função Export. Isso permite que as ferramentas fiquem mais organizadas e fáceis de serem utilizadas, sem avisos aparecendo a todo o momento.

O redimensionamento de imagens também ganhou uma função a mais: a de porcentagem. Você pode reduzir em uma quantidade específica o tamanho de uma imagem, não tendo mais somente a opção de definir um número de pixels. Os Modos das camadas mudaram de lugar para se organizarem melhor, com grupos que se baseiam nos efeitos que serão aplicados na camada. Por exemplo: os efeitos de luzes ficam agora agrupados.

Tutoriais do GIMP

Já tem algum tempo que o Baixaki vem publicando diversos artigos e dicas para você, usuário deste editor, aprender um pouco mais a fundo o funcionamento das ferramentas principais do programa. Para facilitar ainda mais sua vida, o Baixaki agora tem uma aba chamada “Guias e Dicas” (veja a imagem abaixo) onde você pode acessar todos os tutoriais que já publicamos. Esta aba esta disponível logo abaixo do nome do programa e leva você diretamente para a seção “Artigos, Dicas e Tutoriais”. Aproveite, aprenda como editar suas imagens de uma maneira fácil com nossas dicas.

 

Advertisements

Entry filed under: download de programas. Tags: , .

Daily Makeover como fazer velas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: