tutorial nero 9

03/07/2011 at 9:49 pm Leave a comment

A Nero acaba de lançar a nova versão de sua popular e poderosa suíte de mídia digital e entretenimento doméstico, o Nero v9.0.9.4b. A primeira mudança visível é no próprio nome, que deixou de ter a expressão “Ultra Edition”.

Parte 1: Download e Instalação

O software pode ser baixado em http://www.nero.com/enu/downloads-nero9-trial.php É necessário fornecer um endereço de e-mail válido, pois é para lá que será enviada a chave de ativação do produto (sem a qual não é possível instalar o programa). Após digitar o e–mail, o botão de download será liberado:

Após o download, inicie a instalação. Como podemos ver, ele já está em português do Brasil:

Neste momento, introduza a chave de ativação que você recebeu por e-mail:

O Nero divide-se basicamente em 3 partes principais: O Burning ROM, para usuários avançados, pois permite muitas configurações, o Express, para usuários iniciantes ou que querem gravar rapidamente um CD ou DVD e o StartSmart, que é uma central que reúne todas as ferramentas e utilitários que acompanham a suíte.

Passo 2: Conhecendo o StartSmart:

Como podemos ver, ele facilita a localização de todas as ferramentas do Nero 9 em abas laterais e superiores. Clicando no botão Menu (destacado na imagem acima), pode-se alterar algumas configurações básicas. A única coisa que desmarquei foi Inscrever-se nos feeds da Nero, pois não achei importante e ficaria consumindo banda da internet:

Na parte inferior esquerda há um botão que dá acesso rápido à todas as ferramentas da suíte:


Clicando na aba Cópia e gravação aparece algo que pode ser chamado de redundante: as mesmas funções desta aba estão disponíveis na aba lateral:

Porém, há uma diferença substancial: Os botões desta aba remetem à um aplicativo externo. Vou clicar em Gravar disco de dados:

Ele abriu o Nero Express, e como estou com um DVD no drive, selecionou automaticamente esta opção. Porém, ao clicar em Gravação de dados, na aba lateral, ele abre a opção para fazermos a operação diretamente no StartSmart:

Ao se usar a barra lateral para a execução de tarefas, não há opções de configuração, porém ela permite a execução de várias tarefas em um único local e rapidamente, utilizando as configurações padrão.

Ainda na barra lateral, temos a opção para Gravação de áudio (para CDs):

A opção Copiar CD de Áudio permite converter as músicas de seus CDs para MP3 rapidamente:

Copiar disco permite que você faça cópias de segurança de sua coleção de CDs:

A Cópia automática permite que você faça backups de seus dados. Ela pode ser feita para o serviço online da Nero (pago) ou para outra pasta, disco ou DVD:

Veja que ele já vem com algumas pastas pré-selecionadas, mas é muito fácil adicionar mais:

Voltando para as abas superiores, cliquemos em Criar e editar:

Podemos perceber que o pessoal da Nero realmente caprichou! Temos ferramentas para edição de imagens, áudio e vídeo. Ao clicarmos em Edite e grave arquivos de áudio, temos a grata surpresa de perceber que existe uma ferramenta para a conversão de LPs e Fitas Cassete para CD e DVD:

Entretenimento doméstico. Aqui, do lado esquerdo, temos um player de áudio e vídeo e um visualizador de fotos e do direito a opção de assistir TV (é necessário, obviamente, possuir uma placa de TV…):

Na seção Copiar, temos duas opções: Copiar discos, que permite fazer backups de CDs e DVDs e a utilíssima Recuperar o conteúdo:

Essa opção permite recuperar dados de CDs, DVDs, HDs e pendrives:

Na primeira parte deste artigo, vimos o StartSmart do Nero 9. Agora vamos conhecer melhor o Nero Burning ROM e o Nero Express.

Nero Burning ROM
Essa ferramenta é exclusiva para a gravação de CDs e DVDs. Ao ser iniciada, ela já nos oferece um menu onde podemos escolher a tarefa a ser realizada:

CD-ROM (ISO)
Permite gravar uma imagem ISO que tenhamos no computador para um CD ou DVD. Caso optemos por Iniciar disco multisessão, poderemos acrescentar arquivos mais tarde clicando em Continuar disco multisessão (atenção, com essa opção, o disco pode não ser reconhecido em outros computadores):

Se você escolher a opção Sem multisessão, o Nero finalizará o disco ao terminar a gravação e nada mais poderá ser gravado nele.

Depois, basta clicar em Abrir e procurar pela imagem em seu computador. Na próxima janela, desmarque a opção Finalizar disco caso pretenda gravar mais dados em outra sessão:

Clique em Gravar e ele pedirá que você insira um disco em branco (no exemplo foi usado um CD, pois a ISO é de um CD):

Gravando:

Ao terminar, ele ejeta o disco e emite um relatório:

Todas as outras opções funcionam de maneira semelhante. No alto, à esquerda, podemos alternar entre as opções de gravação para CD ou DVD:

O Nero Express contém as tarefas mais rotineiras, distribuídas de maneira muito mais fácil e rápida de se utilizar, ideal para iniciantes. Ele é a versão simplificada do Burning ROM, sem as opções de configuração, que podem confundir alguns:

No exemplo, clicaremos em CD de dados. Na janela que abrirá, basta clicar em Adicionar para procurarmos os dados que queremos gravar no CD:

Dica: Você pode adicionar vários arquivos ao mesmo tempo, mantendo a tecla Control (Ctrl) pressionada e clicando sobre os arquivos desejados.

Quando terminar, basta clicar em Avançar, coloque um nome para o disco e clicar em Gravar:

A partir daí é como mostrado acima: Ele pedirá para inserir um CD e etc.

Porém, ao terminar de gravar, você receberá a opção de criar uma capa para o seu CD:

As outras funções funcionam exatamente da mesma maneira.

Ao clicar na pequena seta localizada na lateral esquerda, abre-se uma janela com algumas opções extras, tais como copiar uma única faixa de um CD para o HD:

A opção Imagem, Projeto, Cópia, permite que você copie rapidamente um CD ou DVD ou grave uma imagem ISO.

Conclusão
Uma poderosa e completa ferramenta de multimídia e de segurança (backups e recuperação de dados). Apesar da grande quantidade de utilitários que traz embutidos, o StartSmart facilita a utilização até mesmo por um usuário básico.

Requisitos do sistema
Windows XP SP2 e SP3, Windows Vista (x86 e x64), Windows Vista SP1 (x86 e x64), Windows Media Center 2005 SP2, Windows Server 2003.

Entry filed under: Nero. Tags: .

programa de afiliados Tutorial – Nero: crie menus profissionais para seus filmes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: