Removendo o vocal das musicas

20/06/2011 at 9:28 pm Leave a comment

Você quer impressionar seus amigos (ou aquela gata) com as suas habilidades vocais, mas nos karaokês só tocam aquelas músicas velhas e chatas? Ainda há esperança…

Pegue seu microfone e impressione seus amigos cantando num karaokê feito na hora, a partir de quase qualquer música! Vocal Remover é uma ferramenta capaz de remover os vocais de cerca de 90% das músicas no formato estéreo disponíveis hoje no mercado!

Os vocais não são completamente removidos, mas são diminuídos o suficiente para que você possa cantar (eles ficam num volume bem baixo). O software trabalha da mesma forma que dispositivos de hardware especializados: ele faz uma suposição de que o vocal é gravado igualmente nos dois canais, enquanto o restante da música por si só não é; ou seja, os diversos instrumentos são mixados e balanceados entre os canais enquanto os vocais, de maneira geral, são divididos de forma mais proporcional.

Através do uso deste software você pode remover qualquer som igual em ambos os canais. Falando em termos acústicos mais técnicos, as fases das ondas sonoras são invertidas até atingirem um relacionamento de inversão (180º). Segunda as leis físicas, ocorre o fenômeno de “cancelamento de fase”, aonde uma onda anula a outra. Em outras palavras, o vocal é removido enquanto o restante da música permanece.

Mesmo que o fenômeno descrito acima não remova os vocais em todas tentativas, ele funciona muitas vezes e às vezes pode ser usado para remover o baixo ou até seções inteiras, excelente para sampling. Dependendo dos efeitos usados no vocal, infelizmente a reverberação ou a ambiência permanecem.

Vocal Remover é um plugin que requer uma saída estéreo para funcionar. Não adianta tentar usá-lo se a gravação não possuir os canais esquerdo e direito: o áudio não será processado e simplesmente passará incólume. Uma dica é tentar usar gravações mais atuais, pois elas geralmente têm mais consistência nesse conceito de distribuição do vocal entre os canais de forma equalitária.

Em certos estilos de música, às vezes, pode ser removido mais do que a trilha vocal da música devido ao uso da técnica supracitada. Em muitos casos, contudo, esse recurso é útil, por exemplo, para retirar partes de bateria ou instrumentos específicos.

Outra necessidade é a instalação do DirectX 6 ou superior. Se você possuir conhecimentos mais técnicos na área de gravação e edição de áudio, pode optar por instalar uma versão mais avançada direcionada aos softwares de edição como o Paris, WaveLab, Cakewalk ou similares. Um outro requisito para o bom funcionamento é a transmissão estéreo (2 canais), seja ela em 16-bit ou 32-bit.

Se você se interessou, pode baixar a versão para softwares de edição de áudio (Cakewalk, Paris, WaveLab e outros) neste link: Clique aqui. A versão para o Winamp segue no link principal de download.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/vocal-remover.htm#ixzz1Pr0mZ0ef

Advertisements

Entry filed under: Uncategorized.

Sites parceiros Retirando o vocal das suas músicas MP3 com o Audacity

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: