Indicações para aplicação interna

16/06/2011 at 3:11 pm Leave a comment

Apache como servidor web tem destinação como servidor de páginas para internet, mas pode ser usado como um servidor web para acesso restrito, servir exclusivamente para estações da rede interna.

Considere usar o micro que compartilha a internet, firewall ou proxy como um servidor web interno, não consome muitos recursos, consome espaço em HD conforme o que for disponibilizado.

Algumas vantagens de manter o servidor web interno.

Disponibilizar a página da empresa em maquina interna, economia de banda, ou disponibizar documentos diversos, tutoriais, instruções, normas da empresa e etc…

Baixar arquivos grande e disponibilizar internamente, grande economia de banda, download interno muito rápido, separação destes arquivos com o do servidor de arquivos, proteção contra virus quando acessado por estações windows, evita que usuários fiquem navegando na net a procura do pacote e outras vantagens…

Criar páginas com senha para restringir o acesso, utilizo muito em casos de copia de HD, em reinstalações, principalmente do windows, não perco tempo, simplesmente faço copia completa para um diretório protegido por senha, depois passo o anti-virus do Linux e passo o login e senha ao usuário para acessar via Freenx ou winscp e copiar o que for de interesse dele.

Disponibilizar relatorios do SARG, relatórios de uso da internet com dados dos logs do Squid.

Webmail interno, considere usar servidor de e-mail interno com webmail e neste servidor fazer o controle de e-mail, aplicar suas regras e filtros.

Repositório local do seu gerenciador de pacotes smart, apt e etc.., use as imagens ISO da distro para disponibilizar a instalação de pacotes, faça o mesmo com pacotes extras da distro, tem exemplos nos tutorias sobre smart e algumas distro.

Disponibilizar gravador de CD via rede, para backup ou outras apliações, via browser (web).

Advertisements

Entry filed under: Apache.

O que significa apache? Instalar, iniciar e testar o servidor web

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: