Conectiva 10

16/06/2011 at 3:18 pm Leave a comment

No Conectiva o Apache – servidor web – já vem configurado com página padrão de exemplo, colocar esta página no ar é muito simples, basta executar:

  apt-get install apache
  service apache start

Prontinho, servidor web rodando, faça o teste, na própria maquina abra o navegador e digite na URL o próprio IP da maquina, ou simplesmente localhost, acessar a partir de outra maquina da rede, na URL coloque o IP da maquina que está rodando o apache para acessar a página padrão, veja um exemplo desta página, acesse 200.204.198.164.

Aproveite e instale também a documentação para acessar a partir da página padrão.

apt-get install apache-doc

Esta página padrão fica em /srv/www/default/html, pode substitui-la ou criar diretórios, veja o exemplo para a documentação, quando instalada fica no sub-diretório manual.

Iniciar o servidor junto com o boot da maquina, toda vez que ligar o micro inicia também o servidor web; chkonfig apache on

Conferir se está rodando; service apache status

Acompanhe o log do apache

tail -f /var/log/httpd/access_log

veja também:

/var/log/httpd/error_log

Criar repositório de programas, considere usar o servidor como um servidor web interno, com acesso somente pelas estações da rede, pode instalar quantos servidor quiser pela rede.

Exemplo para criar o diretório programas para disponibilizar programas para as demais estações rede, Firefox, OpenOffice, anti-virus e outros utilitários, basta criar o diretório, tornar um usuário como dono para salvar os arquivos e prontinho, veja estes comandos para criar o diretório programas e tornar o usuário zago o dono do diretório para dar manutenção, salvar e remover progrmas no diretório;

  mkdir /srv/www/default/html/programas
  chown zago /srv/www/default/html/programas

Acessar este diretório, na URL dos navegadores das maquinas da rede, use o IP do servidor mais o diretório, neste formato;

http://192.168.1.3/programas/

Observe que o acesso via linha de comando é diferente da indicação na URL, o local é o mesmo, a diferença está forma de acesso, via browser o diretório raiz é o html que fica em /srv/www/default/html.

Manutenção neste diretório, em ambiente gráfico faça remotamente via konqueror com fish ou via ssh -X, com outros serviços como; mount (NFS), Freenx, winscp, scp, acesse via ssh e baixe via wget, tem muitas maneiras…

Este servidor interno tem muitas vantagens, faz o download uma única vez, economiza banda, agiliza o download, evita perda de tempo dos usuários procurando na net pelo pacote e outras vantagens.

OBS., CL10 instalado com CD upd1 vem com apache 2.0.49, o httpd.conf default desta versão do apache no CL10 não mostra os diretórios abaixo de /srv/www/default/html ou retornar no navegador a mensagem de acesso negado.

Solução; altere em /etc/apache/conf/httpd.conf, procure pela diretiva Options None, altera para Options All, depois reinicie o apache service apache restart e prontinho, pode acessar os diretórios criados abaixo de html sem problemas, utilizo este recurso em servidores exclusivo para rede interna, em servidor de cara para internet pesquise sobre segurança e outros cuidados como criar link para o diretório onde está a página.

Colinha do zago (faz a alteração indicada acima, basta copiar e colar);

sed -i "s/Options None/Options All/g" /etc/apache/conf/httpd.conf

service apache restart

Falha ao iniciar o Apache, quando obter o resultado abaixo.

service apache start

  Iniciando Apache web server (httpd): httpd: Could not determine the server's
  fully qualified domain name, using 127.0.0.1 for ServerName
                                                                  [FALHOU]

 

Isto indica erro no nome da maquina, alterou depois da instalação do CL10 ou está usando menos de 3 termos na identificação, tem que corrigir para algo no formato.

server.zago.eti.br, maquina.dominio.net, maquina.dominio.com.br e etc.. não pode usar menos que 3 palavras nesta identificação, procure fazer esta alteração pelo linuxconf, basta instalar o linux e entrar na configuração de rede, procure o local onde aparece o nome da maquina e dominio, faça a alteração que deverá funcionar sem problemas, caso queira tentar pelo modo manual, altere em /etc/hosts e nas configurações da placa de rede que estão abaixo de /etc/sysconfig.

Advertisements

Entry filed under: Apache.

Instalar, iniciar e testar o servidor web CL10 – Diretório com senha – página protegida

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: