Como Usar o Facebook Para Negócios

11/08/2011 at 3:16 pm Leave a comment

A Fase da Atração


Agora vamos trabalhar a “Fase de Atração”, uma etapa complementar que “fecha o Ciclo” de trabalho dentro do Facebook.

Quero que você entenda desde já que esta série se propõe a ajudá-lo a organizar os seus esforços de geração de contatos dentro do Facebook, caso você tenha um propósito bem definido e voltado, tanto para negócios, quanto para a divulgação de uma causa mais abrangente.

Mas estas técnicas poderiam ser aplicadas a qualquer rede social em que você participe.

Do mesmo modo, o trabalho não pára por aqui e existem outros passos seqüenciais necessários para que você atinja os seus objetivos de conversão.

Quando eu falo em conversão, num contexto mais abrangente, esta expressão pode significar tanto vendas de produtos, quanto a adesão de novos ativistas para qualquer tipo de movimento.

O meu trabalho aqui é ajudá-lo a encontrar e selecionar pessoas dentro do universo do Facebook, atrair estas pessoas a partir do conteúdo que você publica e levar estas pessoas para uma etapa de “acompanhamento pessoal” (fora do Facebook), aonde você iniciará outro tipo de procedimento.

Se você estiver interessado em desenvolver um negócio próprio, ou seja, uma atividade lucrativa pela Internet, então eu o aconselho a se inscrever o Curso Top Extensivo, um curso GRATUITO que ofereço especificamente para esta finalidade.

Basta clicar no link a seguir, para saber maiores detalhes e fazer a sua inscrição.

www.cursostoprenda.net

Mas caso você NÃO esteja interessado em negócios e deseje somente conhecer melhor os recursos do Facebook, então peço que desconsidere o link acima e apenas acompanhe os vídeos que serão atualizados regularmente no endereço www.toprenda.net/videosfacebook e participe do grupo “Facebook Atual” dentro do próprio Facebook, para se atualizar e contribuir com a sua participação.

 

Página Comercial (Fãs) e Página de Perfil


Como você assistirá nos vídeos, o Facebook possui uma página pessoal, que é a página do seu perfil e outra página mais voltada para negócios ou para a promoção e divulgação de empresas, organizações, artistas, bandas, figuras públicas, etc.

E antes que você me pergunte, eu lhe respondo: a criação de ambas as páginas é totalmente grátis, assim como todos os serviços e recursos básicos do Facebook.

Mas os detalhes serão complementados nos vídeos.

 

Escolhendo a Estratégia Correta


Estrategicamente, eu utilizo cada página de uma forma diferente:

Na página pessoal ou página de Perfil, eu procuro publicar todo o tipo de notícia interessante, levando em consideração as afinidades com o nicho de mercado que eu quero atingir e fazer a retenção.

Para citar um exemplo: o meu público-alvo são todas as pessoas que desejam ter um negócio próprio e trabalhar por conta própria, a partir de casa e pela Internet.

Então reúno vários conteúdos interessantes a partir de portais de notícias, de outros Blogs (que publicam conteúdos que vão ajudar os meus amigos e leitores), de jornais, etc. e publico todos estes conteúdos no meu perfil.

Só que eu faço isso de forma automática, como eu ensino no Curso Top Extensivo.

 

Assim, a minha página pessoal consegue reunir informações que, ao serem publicadas, aparecerão nos Feeds de Notícias (ou página inicial) de todos os meus amigos.

Mas note que eu publico conteúdos do tipo – lançamento de novas tecnologias, notícias da Blogosfera, as informações mais recentes sobre as redes sociais, etc, – pois isto se aproxima muito do público que eu quero atingir, uma vez que eu sei que estas pessoas estão muito “ligadas” neste tipo de informação.

Por outro lado, não caberiam publicações do tipo – “mundo da moda”, “Pet Shop”, “notícias sobre futebol”, etc., – pois isto fugiria completamente do interesse do meu público.

Já a Página Comercial (Página de Fãs), eu reservo somente para as publicações do meu Blog e quaisquer atividades relacionadas com o meu trabalho (como a divulgação dos vídeos atualizados sobre o Facebook, por exemplo).

Mas neste caso, a Página de Fãs é um espaço próprio para isto, pois as pessoas que são convidadas a visitá-la, são exatamente as pessoas com as quais eu já iniciei um relacionamento e já conhecem um pouco do meu trabalho, a partir da minha página pessoal, e já se familiarizaram com a minha “linha de interesses” a partir das publicações no perfil.

 

O Facebook não é um “Mercado Livre”


Atente mais uma vez para um detalhe muito importante: eu não tento “fechar negócios” ou promover qualquer tipo de produto dentro do Facebook ou dentro de qualquer rede social.

Em primeiro lugar, isso seria muito inconveniente, principalmente porque distorceria o propósito principal de uma rede social, que é criar relacionamentos.

Segundo, porque, além de inconveniente para as novas amizades, está provado que este tipo de estratégia não é eficiente.

Pelo contrário: isto afasta as pessoas de você.

Quando eu era ainda muito pequeno, escutei uma frase que ficou impressa em minha mente e que eu gostaria de compartilhar com você:

“Inteligente é o homem que aprende com os próprios erros, mas sábio é aquele que aprende com os erros dos outros”.

Meu conselho é que você configure muito bem os dois tipos de páginas que o Facebook lhe permite criar.

Depois pesquise com critério e encontre as pessoas que tenham as maiores probabilidades de se tornarem clientes em potencial.

 

Criar relacionamentos também requer estratégia


Mas não se esqueça de que, mesmo que não venham a se tornar clientes, elas ainda são seres humanos e podem se tornar grandes amigos seus.

Interaja com elas e procure sempre se lembrar do aniversário delas (nos vídeos eu mostro como fazer isso).

Este gesto simples faz uma diferença (que talvez você não tenha idéia) na construção de um relacionamento consistente.

Crie relacionamento e, no momento certo, convide-as para “curtir” (seguir) a sua Página de Fãs e conhecer melhor o seu trabalho, num ambiente mais profissional e mais adequado para este fim.

Se você tiver um Blog (coisa que eu aconselho muito para quem quer ter um negócio profissional na Internet), convide-a também a visitá-lo, no momento certo.

No próximo artigo desta série eu vou começar a encaixar as peças e fazer uma “ponte”, para que você possa concluir esse processo com respeito pelas pessoas, com respeito pelas regras do Facebook e caminhar com elegância em direção aos seus objetivos.

Espero que você esteja aproveitando estas informações.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Any DVD – Utilidade para ajudar você a copiar DVDs protegidos ou com códigos de regiões no Windows. Uma Boa Dica Para Quem Quer Investir

Leave a Reply

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

